Meio Ambiente
A Renuka do Brasil está orgulhosamente em um ramo de atividade internacionalmente reconhecido como ambientalmente sustentável. Em tempos de preocupação com a concentração de gás carbônico na atmosfera, a atividade sucroalcooleira tem a propriedade de reter em seus produtos finais mais carbono do que libera durante todo o processo produtivo. A cana-de-açúcar absorve esse gás a partir do ar durante seu desenvolvimento e o converte em açúcar, que depois na usina ainda pode ser transformado em etanol.
Essa é a razão do sucesso internacional do etanol, pois quando é queimado, não acrescenta gás carbônico à atmosfera, mas apenas devolve o que foi absorvido pela cana-de-açúcar. Já a gasolina, ao contrário, acrescenta à atmosfera o gás carbônico que estava retido pelo petróleo nas profundezas.
Ainda assim, a forte dependência da agricultura em relação ao equilíbrio dos ecossistemas e estabilidade do clima só faz aumentar a convicção da empresa sobre a necessidade de mitigar as interferências inerentes à atividade sucroalcooleira.
Todos os processos obedecem rigorosamente os requisitos da Secretaria de Meio Ambiente (CETESB) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), e também as normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA).